Engenheiro de Minas pela Escola de Minas de Ouro Preto, turma de 1979 – 1º, pós-graduado pela École des Mines de Paris, França, e pela École de Commerce Solvay, ULB, Bélgica.
Possui sólida experiência na gestão e operação de mina, em gestão e desenvolvimento tecnológico e na abertura de mercado para produtos minerais, marketing e vendas. Sua experiência profissional inclui 23 anos de serviços prestados à Vale, antes e pós privatização, onde assumiu os cargos de gerente de operações da Mina de Timbopeba - MG, gerente geral de desenvolvimento e tecnologia na Diretoria de Pelotização e Metálicos, diretor de marketing e vendas da Rio Doce Manganês e diretor de vendas da Rio Doce Internacional – Bélgica.
José Amarante deixou a VALE em 2007, a convite do empresário Eike Batista, para assumir a Diretoria Comercial da MMX, mantendo a mesma posição após a aquisição dos ativos Minas-Rio e Amapá pela Anglo American. Em 2011 deixou a Anglo American e iniciou sua carreira como consultor independente, prestando serviços para empresas de mineração e siderurgia, além de exercer atividades acadêmicas, atuando como professor para o IAG, PUC Rio e Fundação Gorceix, Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou ainda, por dois anos, como diretor de Tecnologia e Transformação Mineral na Secretaria de Mineração e Geologia do Ministério de Minas e Energia no Governo de Michel Temer. José Luiz Amarante tem 66 anos, é casado, tem três filhos e cinco netos.
Confira em breve