Olinto Gomes de Souza Jr. é graduado em Engenharia Geológica pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, turma de 1980. Assim que formado ingressou na Petrobras, em 1981, atuando como geólogo de reservatório nos campos recém-descobertos da Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte. Possui mestrado em geoestatística, 1988, pelo Departamento de Geologia da Escola de Minas. Em 1993 foi indicado pela Petrobras para fazer um doutorado na Université Pierre et Marie Curie, em Paris, onde permaneceu até 1996.
De volta ao Brasil, foi trabalhar no Rio de Janeiro – RJ nos reservatórios turbiditícos da Bacia de Campos e, em seguida, nos recém descobertos reservatórios carbonáticos de idade Aptiana da Bacia de Santos – SP. Sua principal atividade, desde então, tem sido o desenvolvimento de modelagem geológica 3D utilizando técnicas probabilísticas e determinísticas, empregadas para caracterizar as incertezas da produção associadas ao contexto geológico. Atualmente, tem se dedicado as atividades de assurance, que consistem em assegurar as melhores práticas nos projetos de desenvolvimento da produção da Petrobras.
Evolução da modelagem geológica 3D em reservatórios de hidrocarbonetos
A palestra tem por objetivo apresentar a evolução da modelagem geológica 3D em reservatórios de hidrocarbonetos nos últimos 40 anos, bem como, abordar as últimas inovações pelas quais esta atividade tem passado que caracterizam uma maior integração dos modelos conceituais por meio de um tema que está em pleno desenvolvimento: a modelagem de processos geológicos, que permite, entre outras coisas, reconstruir a história do desenvolvimento de ambientes deposicionais ao longo dos tempos e, também, expor uma abordagem sobre a perspectiva da aplicação de técnicas de machine learning na elaboração do modelo final 3D.